FESTIVAL IN-EDIT BRASIL - Documentário de Rondônia é selecionado para festival internacional

Publicidade

O documentário Concerto de Quintal, produzido em Rondônia, foi um dos selecionados para a 17ª edição do Festival Internacional do Documentário Musical (In-Edit Brasil), que acontece entre os dias 11 e 22 de junho, em São Paulo.

A produção teve sua primeira exibição gratuita no dia 16 de abril, no Mercado Cultural de Porto Velho. O filme nasceu a partir de uma pesquisa aprofundada sobre a música produzida na capital rondoniense, destacando suas influências, transformações e a construção da identidade sonora local ao longo do tempo.

Leia também: Boto, Matinta Perera e Curupira: conheça documentário sobre lendas amazônicas produzido em Rondônia

Ao Grupo Rede Amazônica, o diretor do filme, Juraci Júnior, informou que é a primeira vez que vai participar de um festival. A história se constrói a partir de uma paixão pela memória musical da cidade e do desejo de preservar e valorizar o patrimônio cultural local. 

De acordo com Juraci, o filme se aprofunda graças ao acervo raro guardado pela família do músico Silvio Santos, o Zé Katraca. Silvinho, seu filho, preservou fitas cassete com gravações inéditas, que mostram a riqueza cultural da região. O documentário acompanha Silvinho buscando se reconectar com a memória do pai.

“Ele ganha um corpo mais robusto com o acervo de fitas cassete do Silvinho Santos, filho do Silvio, com composições inéditas e encontros dos anos 80 e 90. O filme parte dessa memória de um filho que busca se reconectar com o pai pela música”.

Festival In-Edit Brasil
O In-Edit Brasil é um festival internacional de documentários musicais que tem como objetivo valorizar e divulgar produções audiovisuais com a música como tema central. Criado em 2003, em Barcelona (Espanha), o festival chegou ao Brasil em 2009 e, desde então, se consolidou como uma das principais vitrines do gênero no país.

Nesta 17ª edição, o Panorama Brasileiro apresenta estreias e filmes inéditos em cinco mostras diferentes. Entre os destaques, estão documentários sobre artistas como Cazuza, Leci Brandão, Letieres Leite, Julio Reny, Aldo Bueno, Hyldon, Ave Sangria e Azulão. A programação também inclui produções dedicadas a nomes cultuados da música brasileira, como Júpiter Maçã, Cachorro Grande, Maria Alcina e Toquinho.

*Por Amanda Oliveira, da Rede Amazônica RO


Publicidade

Noticias da Semana

Veja +