EM REDE NACIONAL - Lula prepara pronunciamento na TV sobre escândalo do INSS

Publicidade


O presidente Lula planeja fazer um pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV em julho para anunciar que o governo começará a ressarcir os aposentados vítimas do escândalo do INSS.

Segundo apurou a coluna com fontes a par do assunto, o pronunciamento de Lula deve ir ao ar na semana do dia 24 de julho, data prevista para a gestão petista iniciar os ressarcimentos.

Publicidade

A ideia é que Lula reforce, no pronunciamento, o discurso de que atuou para combater o esquema de fraudes no INSS e que seu governo também foi responsável por ressarcir os aposentados.

Como a coluna noticiou, o governo corre contra o tempo para ressarcir as vítimas. O objetivo do Palácio do Planalto era iniciar os pagamentos antes da instalação da CPMI do INSS, prevista para agosto.

A avaliação de integrantes do governo é de que o impacto político da CPMI para a imagem do governo será menor, caso a gestão petista já tenha começado a ressarcir os aposentados.

Publicidade

Integrantes da ala jurídica do governo também defendem que os ressarcimentos ocorram antes da CPI, por temerem que os trabalhos da comissão tragam alguma insegurança jurídica para o processo.

Metrópoles revelou escândalo do INSS

O escândalo do INSS, o Instituto Nacional do Seguro Social, foi revelado pelo Metrópoles por meio de em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.

Publicidade

Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude na filiação de segurados.

As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal. Também provocaram a demissão do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.



Publicidade

Noticias da Semana

Veja +